Nutrição

Qual é o Objetivo da Nutrição
A nutrição é a área da saúde que estuda a fundo as propriedades dos alimentos com o intuito de promover soluções para o ser humano a partir da alimentação.
Para isso, o profissional da área faz um estudo completo sobre a saúde do paciente, analisando seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. Isso é feito através de medições de peso, quantidade de gordura e massa muscular presente, para, ao final, passar um diagnóstico assertivo sobre seu caso, juntamente com um plano alimentar exclusivo de acordo com sua necessidade.
Entendendo a Nutrição
Quando falamos da dieta de alguém, falamos de alimentos e suplementos ingeridos por ela, isso é determinado pela disponibilidade e dos alimentos e pelos hábitos dessas pessoas. Para os seres humanos, uma dieta saudável inclui a preparação de alimentos e métodos de conservação que preservem os nutrientes da oxidação, calor ou lixiviação, e que reduzam o risco de doenças transmitidas por alimentos.
Uma dieta não saudável pode causar doenças, como cegueira, anemia, escorbuto, parto prematuro, natimortos e cretinismo, ou condições de risco de excesso de nutrientes, como obesidade e síndrome metabólica; e doenças sistêmicas crônicas comuns, como doença cardiovascular, diabetes e osteoporose. A desnutrição crônica pode levar ao atraso no desenvolvimento.
- Nutrição Clínica
- Nutrição Comportamental
- Nos cuidados da Cirurgia Bariátrica
- Transtornos Alimentares
A nutrição clínica baseia-se no acompanhamento nutricional através de orientações nutricionais especializadas e individualizadas de acordo com o objetivo de cada paciente.
Durante a consulta, é realizado um estudo sobre a vida do paciente e dos hábitos alimentares, além da verificação antropométrica que inclui o peso, altura, IMC, circunferências e pregas cutâneas. É também realizado a bioimpedância, que verifica a composição corporal, como a porcentagem de gordura, de massa muscular, idade metabólica, caloria basal e gordura visceral.
Através de toda a avaliação é elaborado o plano alimentar individualizado, de acordo com a necessidade de cada paciente
A Nutrição Comportamental é a área da nutrição que estuda a relação que o indivíduo têm com os alimentos. É muito comum, mesmo com informações, enxergarmos os alimentos como “vilões” e “mocinhos”, nos sentindo culpados a cada mordida que julgamos errada.
A nutrição comportamental tem como objetivo mudar o modo de enxergar a comida e promover uma maneira de se alimentar sem culpa e com prazer, além de ajudar a consumir todos os alimentos sem restrições e nem sofrimento, mantendo a composição física adequada.
A obesidade é considerada, hoje em dia, um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, sendo responsável por desencadear doenças como: hipertensão, diabetes e problemas cardíacos.
A cirurgia bariátrica é realizada através de indicação médica e deve ser acompanhada através da equipe multiprofissional que inclui nutricionista e psicólogo.
A cirurgia é indicada ao paciente com IMC acima de 35kg/m² com alguma comorbidade (hipertensão, diabetes, dislipidemias) ou com IMC acima de 40kg/m², com ou sem comorbidades.
É necessário, no mínimo, de 3 meses com acompanhamento multiprofissional para melhora comportamental e mudanças no estilo de vida e preparo para a realização da cirurgia.
O acompanhamento pós operatório também é de extrema importância para verificação de mudanças bioquímicas, evolução de dietas e acompanhamento da perda ponderal.
Nos casos em que o ajuste na alimentação já não é mais suficiente para o controle do sobrepeso ou reversão da obesidade, os pacientes optam ou são encaminhados para fazer a cirurgia bariátrica.
No entanto, é de suma importância um acompanhamento nutricional pré e pós cirurgia, pois além de ser um procedimento delicado, o paciente deve estar com uma alimentação balanceada e um peso ideal determinado pelo nutricionista, para a realização do mesmo. Já no pós, o acompanhamento é necessário para que seja avaliada a necessidade daquele paciente e, assim, seguir um cardápio nutricional específico.
Nos dias de hoje, o número de pessoas que são diagnosticados com algum tipo de transtorno alimentar tem sido muito recorrente, devido ao número de informações errôneas que circulam sobre os alimentos e corpos perfeitos.
Com isso, os jovens têm realizado de tudo para serem aceitos no meio social, buscando corpos perfeitos a qualquer custo
Alguns transtornos alimentares mais comuns são: Anorexia, Bulimia, Transtornos da Compulsão Alimentar e Anorexia e Bulimia Nervosa.
A nutrição atua de forma comportamental e individualizada, junto a equipe multiprofissional, para melhora dos sintomas, trazendo de volta a boa alimentação e estilo de vida saudável, através de conversação, ajudando a re-estabelecer um convívio melhor com os alimentos e desmistificando os malefícios de alguns grupos alimentares, trazendo de volta a saúde e o bem-estar do indivíduo.