Pscicologia

O Que é Psicologia
É a ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores.
O psicólogo avalia, diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.
Quando Procurar um Psicoterapia
A Psicoterapia pode ser procurada quando há sofrimento psíquico ou quando há busca por autoconhecimento.
Alguns exemplos de sofrimento psíquico:
- dificuldade de relacionamento,
- conflito familiar,
- distúrbio sexual,
- distúrbios alimentares (bulimia, anorexia e obesidade),
- transtorno do estresse pós-traumático,
- transtorno de humor,
- ansiedade, depressão,
- estresse,
- angústia,
- pânico,
- fobias,
- agressividade.
Com é o tratamento Psicoterapia
O processo de Psicoterapia ocorre com base no sigilo profissional, que garante ao paciente um espaço de confiança no qual ele pode relatar os acontecimentos de sua vida.
O tempo de duração da Psicoterapia é bastante relativo, ou seja, não há um número exato de sessões pré-determinadas para o término do tratamento. Além disso, não é necessário manter uma sequência cronológica no tratamento, de modo que o processo terapêutico flui de acordo com as necessidades de cada paciente.
O tratamento auxilia na busca por um significado no sofrimento emocional, trazendo à consciência aspectos até então desconhecidos pelo paciente. Esse processo pode melhorar a qualidade de vida e das relações interpessoais, além de propiciar o crescimento emocional e a redução do sofrimento.
Direcionada à crianças, a psicoterapia utiliza um espaço lúdico para tratar de problemas emocionais vividos pela criança. Durante o tratamento, além da comunicação verbal, há também a utilização do “brincar” que é uma das maneiras que a criança tem de se expressar.
É através do brincar que a criança encontra a possibilidade de comunicar ao psicólogo suas fantasias inconscientes, suas angústias e suas defesas. Enquanto está em atendimento psicológico a criança tem a possibilidade de lidar com suas realidades dolorosas e dominar seus medos projetando-os nos brinquedos, jogos, desenhos e outros materiais.
A adolescência é uma fase do desenvolvimento de transição entre a infância e a fase adulta.
Por ocorrerem modificações corporais, emocionais e na ocupação social, o adolescente pode viver alguns conflitos que extrapolem sua condição de resolução. A busca pela identidade é um dos conflitos mais latentes dessa fase do desenvolvimento. A famosa pergunta “quem sou eu?” é bastante ilustrativa de dessa fase do desenvolvimento na qual o adolescente se encontra.
Na busca pela identidade, o adolescente pode passar por um período em que há um certo distanciamento dos familiares e uma aproximação dos colegas, ou seja, pode haver uma busca na inserção de grupos sociais ao qual haja uma identificação.
A Psicoterapia pode auxiliar o adolescente quando há sofrimentos relacionados à: angústias, medos, inseguranças, fobias, distúrbios de humor, distúrbios de aprendizagem, agressividade; dificuldade de relacionamento; entre outros sofrimentos.
A Psicoterapia auxilia a pessoa a elaborar conflitos psíquicos e a desenvolver recursos para lidar com situações imprevistas e novos desafios que são inerente à vida.
Em Psicoterapia, a pessoa pode contar com um espaço ético, sigiloso e acolhedor, no qual poderá compartilhar suas experiências de vida e refletir a respeito das dificuldades que está passando.
Alguns sofrimentos vividos na fase adulta: dificuldade nos relacionamentos interpessoais; processo de separação; estresse no trabalho; depressão; angústias; fobias; pânico; ansiedade; processo de luto; entre outros sofrimentos.
- Transformação da estrutura familiar;
- Ansiedade e angústia frente ao envelhecimento e à morte;
- Mudança de papéis;
- Medo de dependência física ou emocional;
- Luto;
- Depressão;
- Baixa autoestima;