Psicomotricidade
O que é Psicomotricidade
A psicomotricidade é um tipo de terapia que trabalha com indivíduos de toda as idades, mas especialmente crianças e adolescentes, com brincadeiras e exercícios para alcançar fins terapêuticos.
A psicomotricidade é uma ferramenta muito útil para tratar indivíduos com doenças neurológicas como a Paralisia cerebral, Esquizofrenia, Síndrome de Rett, bebês prematuros, crianças com dificuldades de aprendizagem como a dislexia, com atrasos no desenvolvimento, deficientes físicos e indivíduos com problemas mentais
Objetivos da Psicomotricidade
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo.
- Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
- Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
- Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
- Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
- Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
- Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
- Induzir a confiança em si mesma (na criança);
- Trabalhar a comunicação para a interação social;
- Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade
- Rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras.
Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo. Através da brincadeira o terapeuta psicomotricista, que pode ser o fisioterapeuta ou o terapeuta ocupacional, observam o funcionamento emocional e motor do indivíduo e utiliza outras brincadeiras para corrigir as alterações à nível mental, emocional ou físico, de acordo com a necessidade de cada um.